terça-feira, 29 de outubro de 2013

O futuro do Stand Up no Brasil

O Brasil é um dos grandes produtores de bons artistas do mundo. No stand Up e no humor não é diferente.Grandes humoristas já fazem parte da cultura brasileira.
Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Fábio Porchat, Diogo Portugal e vários outros são os grandes nomes dessa ascendente forma de arte que é o Stand Up Comedy.
Mas o que o futuro reserva para esses artistas ?
Imagino que com a decadência da TV convencional e com a Internet a todo vapor, essa forma de humor só venha a melhorar. Grandes humoristas estão por vir e programas de internet começam a pipocar por todos os cantos, desde sketches à companhias de humor.
Ao mesmo tempo podemos ver essa ascensão fora do Brasil. Os EUA, pioneiros nesse gênero de humor, onde a decadencia dos bares de comédia era tremenda, volta a se tornar o maior ícone do Stand Up, com artistas como Chris Rock e Adam Sandler. 
Portugal segue a mesma trilha do Brasil. Apesar de lá na terrinha o Stand Up ter uma estrada maior do que aqui, tendo chegado nos anos 90, no Brasil o sucesso do gênero foi instantâneo.


sábado, 26 de outubro de 2013

Curiosidades sobre o stand Up

Curiosidade Nº 1, A Plateia: O Stand Up Comedy é voltado inteiramente para a plateia. Mais do que qualquer tipo de arte teatral, a comédia em pé foca suas necessidades diretamente na plateia, que o maior jurado da apresentação.


Curiosidade nº 2, o "Blue": O comediante Blue é aquele que utiliza linguagem suja e palavrões. Muito comum nas primeiras apresentações nos bares do submundo de Nova York


Curiosidade nº 3, O "Comedy Central": Nas décadas de 80 e 90 a HBO, um canal a cabo americano pode transmitir os shows de stand Up sem censura alguma, dando origem ao maior canal de humor de todos os tempos, dedicado ao stand up e aos seriados, o Comedy Central.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Stand Up e o Teatro

O Stand Up está ressuscitando o teatro no Brasil. Enquanto fora do país , o teatro ainda é uma venerada arte, aqui no nosso país ela vem se desgastando com o passar dos anos.
Isso vem mudando à medida em que o Stand Up comedy toma conta do que antes era exclusividade das peças de teatro.
A arte está na representação dos sentimentos humanos, nada mais representativo do que o bom humor. Por isso o stand Up Comedy é uma nova forma de fazer teatro, de fazer arte.
Grandes atores e comediantes estão migrando do Stand Up para as artes cênicas. A comédia cênica derivada do stand Up que mais faz sucesso hoje é o improviso.
A trupe de maior sucesso dessa forma de teatro, no Brasil, talvez seja "A Cia. Os Barbixas  de Humor":

domingo, 20 de outubro de 2013

O sucesso da Comédia Stand Up

O Santand Up chegou ao Brasil na década de 60 e foi trazido por José Vasconcellos, a comédia veio com um estilo Americano e assim foi conservado por Jô Soares e Chico Anysio humoristas dos quais são o maior orgulho do Brasil na área da comédia. 
Os humoristas faziam sucesso principalmente em seus shows ao vivo, e geralmente, na abertura de seus programas - se aproximando da comédia stand up como vemos hoje.
Hoje a comédia se espalhou para todos os lados, as platéias estão sempre lotadas, vídeos com milhares de acessos e agendas culturais estão em alta quando se trata de uma comédia stand up. Há vários comediantes exercendo o gênero no Brasil, eles se organizam em grupos ou apresentam trabalhos solo, viajando e participando dos várias atrações. Entre os principais e mais famosos do Brasil estão Bruno Motta, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Rafinha Bastos. 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Porta dos Fundos: O Fenômeno do Yutube

O canal do youtube "Porta dos Fundos" é o maior canal brasileiro de vídeos da atualidade.
Criado pelos humoristas e blogueiros Antonio Tabet e Ian SBF, o Porta dos Fundos tem milhares de visualizações em cada vídeo do canal.
As polêmicas com políticos, religiosos e puritanos também é um ponto forte do canal. O humor ácido e pesado dos vídeos despertam o descontentamento de alguns, mas as risadas de milhões.
O canal surgido em 2012, no blog Kibe Loco foi o canal brasileiro que mais rápido chegou a 1 milhão de inscritos.
As duas sketches semanais, que o canal produz contam com vários humoristas e atores. Entre eles, Fábio Porchat, Clarice Falcão, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e vários outros. Muitos desses artistas são frutos do Stand Up Comedy.

sábado, 12 de outubro de 2013

Chico Anysio: O ícone da comédia brasileira e o pioneirismo no Stand Up Nacional.

Em 1931 nascia em Maranguape, no Ceará o comediante mais completo do Brasil. Com mais de 209 personagens que saíram de uma mente brilhante, Chico Anysio é considerado o maior comediante do país.
Chico, trabalhou em todas as grandes emissoras de TV do país, mas foi no rádio que começou sua trajetória de sucesso.
Ficou conhecido nacionalmente na Rede Globo, onde fez vários programas, entre eles “Chico City” e “Chico Total”.
Um exímio poeta e compositor. Além de escritor, ator, roteirista, cronista e acima de tudo ícone das artes nacionais.
Faleceu em 2012, com 81 anos de infecção generalizada após passar semanas em um hospital tratando de um problema pulmonar.

O Stand Up
Vários artistas concordam que Chico foi um dos pioneiros do gênero no Brasil. Apresentações nas décadas de 1960 e 1970 reforçam essa alegação.
Antes de ser o maior humorista do Brasil, Chico era bastante conhecido nos programas de rádio da cidade do Rio de Janeiro, onde passou a morar a partir dos sete anos.

No rádio começou compor seus primeiros personagens. O primeiro e talvez o mais conhecido, era o Professor Raimundo. 












No Vídeo abaixo vemos um show de stand Up de Chico Anysio:


terça-feira, 8 de outubro de 2013

As Sketches: Monty Python e o humor dramatúrgico

Em 5 de Outubro de 1969 ia ao ar, na Inglaterra o primeiro programa "Monty Pythonb, the Flying Circus". Nesse programa humoristas como Eric Idle, Neil Innes, John Cleese, Connie Both, Michael Palin, Terry Gilliam e Graham Chapman, faziam sketches (encenações dramatúrgicas e humorísticas de poucos minutos) com um humor non-sense. Esse humor foi influência para todos os humoristas posteriores.
A influência do Python é nítida em programas de humor e lates shows por todo o mundo. A crítica compara a influência da trupe britânica aos Beatles.
Além do programa da TV Britânica, os humoristas fizeram vários outros projetos. Filmes do Monty Python são amplamente conhecidos. "Monty Python, Em busca do Cálice sagrado" é uma sátira às cruzadas. "A história de Brian" é uma historia sobre um menino que nasce no mesmo dia que Jesus Cristo e seus passos sempre se cruzam. Esses filmes são ícones da comédia mundial.





O Humor Non-sense

A piada capaz de destruir o exército nazista. O departamento do governo responsável por registrar caminhares idiotas. Um torneio de futebol apenas com filósofos. Essas obras de arte são produções do maior grupo de humor da história, o Monty Python.
Essa forma de comédia que beira o ridículo é a mais influente do mundo. Toda uma geração de humoristas se inspiram nesses pequenos trechos dramatúrgicos para criarem um humor viceral e altamente engraçado, que arremata qualquer pessoa.

Essa matéria da revista Super Interessante, mostra a capacidade de humor do grupo britânico:

http://super.abril.com.br/blogs/cultura/9-esquetes-para-voce-tentar-entender-monty-python/?utm_source=+redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=+redesabril_super

sábado, 5 de outubro de 2013

A Origem do Stand Up

O Stand Up Comedy (Comédia Stand Up, ou "Em Pé" em tradução literal) surgiu da contra-cultura americana. Os comediantes cansados das mesmices das piadas e tudo mais que acontecia no cenário do humor, decidiram se concentrar no seu próprio cotidiano, geralmente hilário e surpreendente.
O Teatro Apollo em Nova York, lar dos artistas amadores foi o maior reduto do Stand Up Comedy de todos os tempos. Artistas como Chris Rock, Richard Pryor, George Carling e Lenny Bruce são ícones da comédia americana.
O gênero consiste na apresentação de cara limpa, sem imitações, sem textos rebuscados e sem piadas populares. Apenas o artista e seu texto que sempre renova a cada espetáculo. Começou como abertura de shows na época de ouro do rádio, depois foi transferido para clubes de comédia e teatros.
O maior comediante de Stand Up americano de todos os tempos, talvez seja Redd Foxx.
No Brasil, Chico Anísio, José Vasconcelos e outros humoristas trazem o gênero para o Brasil nos anos 1960. Com a ascensão da TV, Chico Anísio se torna o maior humorista do país.
A partir dos anos 2000 o Stand Up no Brasil retorna e começa a ganhar corpo. As noites paulistanas e cariocas ganham novos bares de comédia e o gênero se torna uma moda que persiste até hoje.
Programas de TV levam os atores de Stand Up para outras experiências. O CQC, por exemplo tinha na sua formação original, Danilo Gentili e Rafinha Bastos, dois dos grandes nomes do humor nacional.

Em 2012, é lançado na internet o programa semanal "Porta dos Fundos", que trazia a público os grandes nomes do Stand Up e dos blogs de humor, que vinham desde os anos 1990 (como o Kibe Loco e o Jacaré Ban
guela) para skets de humor.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O StandUp Comedy na Região de Franca

Segundo o Site "Agito Franca" o stand Up está com tudo na região. Só esse ano Franca recebeu inúmeros artistas do gênero.
O Show "Super Cômicos", que aconteceu no mês passado reunião um público bem grande.
Em Ribeirão Preto os shows de Stand Up sempre estão em alta, vários artistas se apresentam nos teatros da cidade. Só esse ano, foram mais de cem apresentações na cidade. Entre eles, dia 8 de Setembro aconteceu a apresentação do humorista e roteirista do programa de internet "Porta dos Fundos", Fábio Porchat, no Theatro Pedro II. Na mesma semana, Ary Toledo, outro ícone da comédia nacional, se apresentou na cidade.
Em Franca, as apresentações de stand Up dão uma pausa em artistas mais consagrados. Pelos bares da cidade podemos acompanhar a trajetória de vários artistas da cidade.